Sobre a Campanha
A Sociedade Portuguesa de Senologia organiza mais uma campanha de sensibilização focada nas doentes com cancro da mama, com o objetivo de as acompanhar durante esta jornada do diagnóstico e tratamento desta patologia.
A grande aposta deste ano é a comunicação de dados científicos e a literacia em saúde, para que todas as doentes compreendam o significado da linguagem médica. Neste sentido, este conjunto de webinars vão desmistificar termos como sobrevivência livre de progressão, resposta objetivo ou sobrevivência global.
Também serão abordados temas transversias e muito atuais como a prevenção e o cancro hereditário.
Para esta campanha, contamos com o conhecimento e a experiência de especialistas com foco na literacia e comunicação e serão atualizados conceitos em mais 4 áreas já trabalhadas em anos anteriores: nutrição, sexualidade, exercício e relaxamento.
Os últimos dados são de 2020, portanto mantemos os 7000 novos casos e
31%
de aumento no n.º de mamografias realizadas: 16 193
13%
a mais de Mulheres encaminhadas para Hospital,
para consulta de oncologia: 131
29,3%
de aumento nas Consultas de Aferição: 1314
Fonte: Liga Contra o Cancro


Nas palavras do Presidente e da Vice-presidente da SPS,
José Carlos Marques e Gabriela Sousa:
“Há muito que a SPS tinha a ambição de criar algo em prol da qualidade de vida das sobreviventes de cancro da mama. Na SPS, todos nós estamos diretamente envolvidos no acompanhamento destas doentes e conhecemos, de forma muito próxima, as suas necessidades e desejos para reencontrar a motivação e a alegria pela reconquista da normalidade após a doença. Esta campanha é dirigida a essas doentes, aos seus familiares e a todos os que se viram, de um forma ou de outra, atropelados por esta doença”.