3 de Março, 2023

A Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa está a preparar um documento educacional dirigido ao sobrevivente de cancro, no qual se pretende identificar “sinais e sintomas decorrentes e que podem aparecer a longo prazo, pós tratamentos”. A Enf.ª Ana Cristina Ferreira, do IPO de Coimbra, apela a que as pessoas estejam atentas a estes sinais para que possam atuar previamente. Assista à entrevista.

Além disso, o documento pretende também partilhar os principais hábitos de saúde, com o objetivo de promover condições mais saudáveis para o sobrevivente voltar à sua vida normal, desde exercício físico, alimentação, evicção tabágica a hábitos de sono. “As pessoas têm de pensar que já tiveram uma doença bastante grave, que estão curadas, mas que não estão livres de outros riscos.” Neste sentido, devem investir na promoção da sua saúde com resultados promissores para o futuro.

Este documento está previsto ser partilhado em meados deste ano através da plataforma da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa. Produzido por enfermeiros peritos em Enfermagem Oncológica, “queremos ajudar a que o sobrevivente se sinta apoiado”, partilhando para isso recursos para “uma melhor vida e saúde”.